SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

terça-feira, 12 de junho de 2012

RELIGIÃO E ECOLOGIA




Ecologia global e religião
Qual é a importância da religião no contexto do problema ecológico mundial?

Muitos climatologistas estão soando o alarme. As mudanças no clima mundial estão se acelerando de maneira dramática, a uma velocidade muito maior do que antes se assumia. Esse catastrófico aumento foi causado em grande parte pela própria humanidade e somente mediante uma pronta ação poderá ser reduzido rapidamente.

Através do mundo, os problemas ecológicos da extinção de inteiras espécies, a poluição ambiental e a mudança climática, são conectados a problemas sociais como a propagação da pobreza, a fome, as doenças, as migrações, a exploração das mulheres e das crianças e muitos outros. Soluções técnicas contra tudo isso não serão suficientes, por mais importantes que sejam, para mudar alguma coisa.

Seria necessária uma rápida e decisiva mudança de mentalidade tanto no pensamento como no comportamento humano. A questão é criar um mundo que seja socialmente mais responsável, mais limpo e mais saudável. Uma mudança assim tão extensa de entalidade e comportamento inclui também, de modo particular, as idéias religiosas e morais da humanidade.

Isso coloca em cena a religião como um agente importante para se criar um novo modo de pensar. Os princípios éticos e morais das religiões influenciam também o comportamento humano com relação à natureza. Consciente ou inconscientemente, nosso comportamento para com o ambiente e a natureza é baseado na nossa visão de mundo. A visão de mundo que influencia o nosso comportamento para com a criação, é também configurada pela nossa perpectiva religiosa.

Mais ainda, a religião, devido à sua autoridade moral, tem o poder de determinar a imagem que o fiel faz do cosmo, e de modificar o modo como ele interage com a natureza.

A religião não consiste somente na crença transcendental em um ou vários deuses, ou na questão da vida depois da morte. A religião também instrui o comportamento humano em relação ao mundo real, à natureza material e à inteira criação.

P. Johannes B. Freyer, OFM



Pergunta para reflexão:

Como é para você a experiência de contemplar a santidade e bondade de Deus na criação?
Por que não passar alguns momentos agradecendo a Ele e louvando-o por ela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário